Doença periodontal pode causar infarto – Não deixe de lado os sinais de gengivite

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

A gengivite é uma forma prematura de enfermidade das gengivas ou enfermidade periodontal. Se você não prestar atenção aos sinais de gengivite porque não os reconhece ou porque se preocupa de precisar da ajuda de um dentista, provavelmente sua condição patológica vai piorar. A gengivite não tratada pode se tornar periodontite, que é uma forma grave de enfermidade das gengivas. A periodontite sozinha é uma condição patológica grave, mas dados obtidos de vários estudos clínicos demonstraram que a periodontite aumenta o risco de infarto ou ataque cardíaco, entretanto outros estudos não apresentam a mesma correlação. Esse é outro exemplo de como a saúde dental reflete a saúde geral.
Se você desenvolver periodontite, as gengivas poderão estar muito infectadas para serem tratadas somente com uma higiene dental. É possível que precise de uma consulta com um periodontista com experiência no tratamento de enfermidade das gengivas. Em geral, se o espaço entre os dentes e as gengivas é de 5 mm ou menos, o periodontista ou higienista dental pode tratar o problema com uma combinação de raspagem (eliminação de tártaro e placa) e perfilado da raiz (alisamento da superfície da raiz dos dentes, para prevenir a acumulação recorrente de tártaro). Mas se o espaço entre os dentes e as gengivas é maior que 5 mm, é possível que você precise de algum tipo de cirurgia oral.
Seja qual for a forma de tratamento da enfermidade das gengivas, é importante manter uma rotina de cuidado oral com escovação de pelo menos duas vezes por dia e uso de fio dental pelo menos uma vez por dia, ou mais, segundo as instruções de seu dentista ou periodontista.

Low Grávida shutterstock_73544317Precisa de outra razão para prevenir a enfermidade das gengivas? As grávidas. Estudos demonstraram que as grávidas com periodontite têm maior probabilidade de dar a luz a crianças prematuras, comparado com mulheres com gengivas saudáveis.

Fonte: Oral-b