Muita gente adia o sonho de ter o sorriso mais bonito e alinhado por ter que usar aparelho fixo metálico, principalmente o público mais adulto. Isso porque esse dispositivo chama muita atenção e pode causar constrangimento em algumas pessoas, não é verdade? Para isso, uma das soluções é o aparelho safira!
Graças à evolução das técnicas da ortodontia, hoje é possível optar por esse tipo de aparelho, que é feito de material transparente e, por isso, muito mais estético. Sendo assim, ele é ideal para quem quer corrigir os dentes de maneira discreta e eficaz.
Ficou interessado em saber mais sobre o aparelho safira? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post!
O que é o aparelho safira e como ele é colocado?
Basicamente, esse é um aparelho ortodôntico em que os bráquetes metálicos são substituídos pelos feitos de cristal de safira — um material muito resistente e transparente, produzido em laboratório. Ele tem as mesmas indicações do convencional, mas com a vantagem de dar uma aparência mais bonita ao paciente durante o tratamento.
A sua colocação também é igual ao metálico: após toda a avaliação do caso, feita pelo dentista por meio da documentação ortodôntica, e a preparação que for necessária (restauração, extração dentária e outras), o profissional faz a instalação do aparelho.
Primeiro, o ortodontista coloca um produto no dente onde ficarão os bráquetes. Isso serve para dar porosidade ao esmalte dentário e fazer com que as peças fiquem mais aderidas. Depois, é aplicado o adesivo para a fixação dos bráquetes, que são, enfim, posicionados.
Além disso, utiliza-se um fio metálico que passa entre os bráquetes e é fixado por borrachinhas brancas ou transparentes, para exercer a força e a movimentação.
Isso parece complicado, mas pode ficar tranquilo que todo o processo é indolor e não causa nenhum incômodo ao paciente. Melhor ainda se você fizer o tratamento ortodôntico com um profissional capacitado em uma clínica de confiança! Afinal, o que mais queremos é ter segurança nessas horas, não é?
Qual é a diferença dele para os outros aparelhos estéticos?
Também existem outros materiais utilizados para os aparelhos estéticos: a porcelana e o policarbonato. Apesar de a proposta dos três ser a mesma — alinhar os dentes sem o sorriso metálico —, eles têm características distintas.
Para esclarecer essas diferenças, vamos fazer um comparativo entre eles:
- safira — translúcido, tão resistente quanto o de metal, não mancha e não amarela;
- porcelana — tem coloração opaca, não é tão resistente quanto o de metal, mas não mancha e não amarela;
- policarbonato — uma resina plástica com coloração leitosa, é bem frágil e amarela com facilidade.
Como vimos, os de safira e porcelana são os mais vantajosos. Porém, o primeiro ainda tem maior benefício na eficiência e na aparência, já que, por ser translúcido, se adapta à cor do dente do paciente.
Quais são as suas vantagens?
Quando pensamos na parte estética desse tipo de aparelho ortodôntico, não nos referimos somente à aparência que ele tem, mas também ao que isso pode proporcionar ao paciente.
Já pensou que muita gente deixa de corrigir os dentes e se submetem a problemas futuros apenas porque não querem o sorriso metálico? A seguir, vejamos os benefícios do aparelho safira!
Aumenta a autoestima
Há um ditado que diz que o sorriso é o cartão de visitas — e nós temos que concordar com ele, não é mesmo? Um belo sorriso faz toda a diferença, sendo capaz de encantar a todos por onde se passa.
Em contrapartida, os dentes desalinhados podem ser motivo de vergonha, o que faz muita gente segurar o riso e ficar insatisfeita com a própria aparência. Por isso, o aparelho safira é ideal para quem quer ter os dentes mais bonitos e aumentar a autoestima.
Tem a mesma eficácia
Os aparelhos estéticos de outros materiais não têm o mesmo desempenho que os de metal, principalmente por conta da sua resistência. Já o de safira tem ação semelhante ao convencional. Assim, aliam a estética à eficácia.
É mais confortável
Os bráquetes de metal costumam machucar o interior dos lábios e das bochechas, o que pode ser muito doloroso e inconveniente. E são muitos os pacientes que reclamam disso, viu?
Já os de safira não têm esse incômodo por serem feitos de material mais liso, tornando o tratamento ainda mais confortável. Portanto, se esse era o seu medo de encarar o aparelho ortodôntico, pode deixar ele de lado e buscar o aparelho de safira!
É mais discreto e elegante
Por ser mais usado por adolescentes, o aparelho metálico dá um ar mais juvenil. Embora parecer mais novo possa ser uma vantagem, em certos momentos isso não é bem-vindo — como no mundo corporativo, por exemplo, em que você quer passar uma imagem mais sóbria e responsável.
Com o aparelho safira você evita esse tipo de situação, já que ele é super discreto! Outro caso em que ele é bem indicado é se você tem algum evento futuro importante, mas não pode adiar a correção dos dentes. Por exemplo: o seu próprio casamento! Para noivas e noivos, o aparelho safira é a melhor opção.
Não altera a cor
Como dissemos, o aparelho estético de resina, além de frágil, amarela com muita facilidade. Se o paciente consome muito molho, café, refrigerante à base de cola e outros alimentos pigmentados, aí é que ele manchará ainda mais rápido!
Imagine ter que passar meses sem consumir as guloseimas que mais gosta para não alterar a cor do aparelho? Com o de safira isso não acontece! Você pode continuar comendo e bebendo normalmente, pois os bráquetes vão continuar transparentes assim como vieram de fábrica, mesmo em tratamentos mais longos.
Enfim, o aparelho safira é a maneira mais elegante de corrigir os dentes com um ótimo custo-benefício. De material transparente, ele é resistente e eficaz para deixar qualquer sorriso ainda mais bonito. Por isso, se você precisa de tratamento ortodôntico e não quer abrir mão da discrição, ele é a melhor escolha!
Agora que você já sabe tudo sobre o aparelho de safira, que tal entrar em contato conosco e agendar uma avaliação? A Dentaly é a sua clínica de confiança em Manaus!