Com o envelhecimento, alguns problemas na boca surgem e podem afetar o bem-estar dos idosos. No entanto, é possível tratar esses inconvenientes desde que se saiba como cuidar da saúde bucal na terceira idade.
A expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em dezembro de 2017. Tendo isso em vista, podemos dizer que devemos buscar mais qualidade de vida e isso deve incluir os cuidados com a boca.
Quer saber como manter em dia a saúde bucal na terceira idade? Então, continue a leitura e confira!
Problemas bucais em idosos
Existem doenças bucais que aparecem com o envelhecimento e que se agravam com a má higienização da boca, como cáries, placas bacterianas e periodontites — condição em que há infecção e inflamação da gengiva e estruturas de suporte dos dentes.
A retração da gengiva também é comum nessa época. Ela expõe a raiz do dente causando dor e deixando o espaço suscetível a bactérias. Além disso, tem a xerostomia ou boca seca, como chamamos, que é muito incômoda e pode prejudicar os dentes.
As pessoas acham que é normal a perda de dentes na velhice, mas a verdade é que, se os dentes forem bem cuidados desde a infância, podemos evitar isso. Portanto, a melhor maneira de prevenir maiores problemas bucais é zelando pela saúde da boca em todas as fases da vida.
Mesmo quem não se atentou a esses cuidados quando mais jovem, pode começar a tê-los, o quanto antes, para aumentar a qualidade de vida.
Saiba como cuidar da saúde bucal na terceira idade
A terceira idade requer maior atenção à saúde bucal. Com algumas atitudes, é possível diminuir os desconfortos e evitar as doenças que prejudicam a boca, e, assim, alcançar o bem-estar.
Faça uma boa higiene bucal
Uma boa higiene bucal é fundamental para evitar cáries e doenças. Por isso, é importante escovar os dentes e a língua, além de passar o fio dental, após todas as refeições. Se necessário, use o enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista.
Não menospreze a xerostomia
A boca seca prejudica os dentes, deixando-os mais expostos às cáries. Para evitar isso, deve-se beber água e mascar chicletes sem açúcar. Mas o mais importante é consultar o dentista para saber o tratamento adequado.
Dê atenção a sua prótese
Caso utilize prótese, capriche na limpeza dela:
- retire o excesso de comida com água corrente;
- escove-a com uma escova própria e sabonete neutro (a pasta de dentes pode estragar o material da prótese);
- coloque-a dentro de uma solução de limpeza própria para isso que é encontrada em forma de pastilhas efervescentes;
- finalize fazendo a higienização da sua boca.
Mantenha a saúde em dia
Algumas doenças podem afetar a saúde bucal, como diabetes e problemas cardiovasculares. Por isso, cuidar da saúde do corpo também é uma maneira de preservar a da boca.
Visite o dentista regularmente
Não é porque chegou à terceira idade ou porque usa prótese total que não precisa mais ir ao dentista. Pelo contrário, esse profissional continua sendo o seu maior aliado na saúde bucal e na prevenção de doenças relacionadas. Sendo assim, consulte-o regularmente para garantir a boca saudável.
Os cuidados com a boca devem ser tomados em todas as fases da vida para assegurar um sorriso bonito e saudável. Portanto, saiba como cuidar da saúde bucal na terceira idade e mantenha a boca e os dentes longe de problemas que prejudicam a sua autoestima e a qualidade de vida.