A odontologia para pacientes com necessidades especiais é uma especialidade não muito conhecida. O dentista especialista na área trata de pessoas que têm alguma dificuldade em serem atendidas da forma convencional.
Sendo assim, o público que apresenta algum tipo de limitação — física, mental, comportamental ou, até mesmo, médica — deve ter o tratamento odontológico realizado de maneira especial.
Quer saber mais sobre essa especialidade? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!
O que é o dentista especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais?
A saúde bucal de quem precisa de uma abordagem diferenciada pode ficar comprometida, caso não haja esse tipo de atendimento qualificado.
Já o dentista especializado nesse ramo sabe as técnicas corretas para oferecer o tratamento mais seguro, e da maneira mais confortável, para o paciente com necessidades especiais.
Existem muitas condições em que as limitações podem dificultar o atendimento odontológico convencional, e cada uma requer um tipo de aproximação com o paciente. Dessa maneira, é necessário ter um vasto conhecimento em clínica médica geral, psiquiatria, neurologia, psicologia, fisiologia e farmacologia.
Além disso, ele presta o atendimento sempre em interação com o médico responsável pelo paciente. Assim, a troca de informações entre os profissionais ajuda a estabelecer o plano de tratamento mais adequado.
Quais são as condições que esse especialista pode tratar?
Quando falamos em pacientes com necessidades especiais, é comum que o público tenha como referência somente as pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Mas, na verdade, isso também inclui os pacientes que apresentam qualquer condição que traga limitações.
O dentista especializado nessa área trata pessoas com:
- deficiência física: de linguagem, visual ou neuromotora;
- deficiência intelectual;
- doenças psiquiátricas e neurológicas, como paralisia cerebral, depressão e outras;
- doenças crônicas: diabetes, hipertensão, cardiopatias e outras;
- doenças genéticas e síndromes;
- outras condições: como gestantes, acidentados, idosos, pré e pós-cirúrgico, pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia etc.
Como é feita a abordagem nesse tipo de atendimento?
Neste post, falamos o quanto é imprescindível um serviço diferenciado para pessoas com necessidades especiais. Nesse caso, o atendimento pode ser no próprio consultório odontológico ou no leito hospitalar — em quadros em que o paciente esteja internado ou que precise de algum tipo de intervenção médica para que o tratamento odontológico seja realizado.
A abordagem pode ser convencional em pacientes colaborativos. No entanto, alguns precisam de técnicas, como as psicológicas, de contenção protetora ou química, ou ainda, de anestesia geral, nos casos em que não é possível fazer os procedimentos odontológicos de outra forma.
A odontologia para pacientes com necessidades especiais é uma área de suma importância para oferecer o tratamento odontológico adequado e humanizado a essas pessoas. Portanto, se você ou alguém da sua família precisam desse atendimento diferenciado, não hesite em procurar um especialista!
Nosso post trouxe informações relevantes para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e divulgue esse conhecimento aos seus amigos!